sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Jurassic Park Operation Genesis (JPOG)

esquerda para a direita: Dilophosaurus, Gallimimus, Carcarodonthosaurus, Raptor, Brachiosaurus e T.rex
© Blue Tongue/Universal Vivendi

Nome: Jurassic Park Operation Genesis
Plataformas: Playstation 2 e PC
Gênero: simulação, Theme Park.
Produzido por: Blue Tongue e Universal Vivendi.

Baseado no livro de Michael Crichton e no sucesso de bilheteria de Steven Spielberg, Jurassic Park Operation Genesis ou somente JPOG, lhe dá a oportunidade de realizar o sonho de John Hammond, administrar a 8º maravilha do mundo: O Jurassic Park. Para saber mais sobre este jogo, como funciona e ainda poder baixá-lo, acesse o restante da postagem.

O jogo é basicamente, uma simulação do Parque dos Dinossauros, que você jogador irá controlar, administrar da melhor forma possível, criando os animais, abrindo aos visitantes e lucrando com o parque. De início o JPOG lhe traz três modos diferentes de jogar, que você pode conferir abaixo:
Modo Operação Gênesis: você pode administrar seu próprio parque de dinossauros, de maneira contínua, tomando cuidado com as despesas, saúde dos animais, qualidade do passeio e a segurança dos visitantes, tudo isto com o objetivo de conseguir manter o parque no mais alto nível possível.
Modo Missões: composto de uma série de missões a serem realizadas, utilizando um helicóptero ou um carro Ford Explorer. Este modo tem vários objetivos diferentes, desde fotografar as espécies da ilha até matar os animais soltos que oferecem perigo aos visitantes. Geralmente o parque é pré montado, ou seja, tudo pronto e o seu objetivo é apenas cumprir a missão dentro do tempo determinado.
Modo exercícios: como o nome já diz, funciona como um exercício, um treino para que quando você montar seu parque já tenha experiência de como agir em determinadas situações. Neste modo você recebe um parque pronto e deve administrar o parque durante determinada situação, por exemplo, fuga de um carnívoro ou furacão.

Há um quarto modo, mas este é uma espécie de extra por completar todas as missões, um modo de jogo secreto. Este 4º modo é o SITE B, um tipo de jogo onde sua ilha para criar os animais não possui cercas, por isto os animais vivem soltos como se fosse na natureza, um local "intocado", literalmente um "Mundo Perdido", onde apenas é permitido criar incubadoras para criar os dinos e alimentadores para mantê-los vivos.
O game ainda tem uma enciclopédia que fala dos animais, chamada Dinopedia, onde você encontra tudo o que os pesquisadores da InGen descobriram sobre as espécies.
A estrutura do jogo não foge muito dos padrões dos games deste gênero, simulação e Theme Parks. Existem dois tipos de construções no parque, as para os animais, ou seja, cercas de contenção, alimentadores, chocadeiras etc; e as para os visitantes, calçadas, entradas, banheiros, lojas de presente, lanchonetes e afins. Ainda há instalações de comando, como as estações de Rangers, que são os seguranças do parque. Também existem as estações de limpeza, onde ficam os funcionários que limpam o parque. Antes de criar o ambiente para a exibição dos dinossauros, você precisa recriá-los. A base para recriá-los é o DNA retirado de fósseis e âmbar, encontrados pelas equipes de escavação do parque. As equipes são lideradas por Alan Grant, que envia o material coletado em campo para o laboratório, onde o doutor Henry Wu utiliza para retirar o DNA e recriar os animais. Além disto o Dr. Wu pesquisa melhorias para o parque. Outra alternativa de se conseguir os fósseis sem escavar é adquirir carregamentos no "Fossil Market" ou Mercado de fósseis, porém isto exige uma certa quantia em dinheiro, o que pode chamar a atenção de investidores, que temem a falência do parque.
Para recriar um dinossauro é necessário obter o mínimo de 50% de DNA do animal, mas a sua expectativa de vida é baixa quando recriado com DNA incompleto. Por exemplo, se um Tyrannosaurus vive 5 anos com DNA completo (100%) ele viverá menos se for recriado com 70% ou 50 % do código genético.
Os animais depois de criados devem ficar fechados em espaços determinados, cercados com as cercas elétricas. Os dinossauros são como qualquer bicho, ou seja, sentem fome, raiva, ficam doente e é claro morrem. Para cuidar da saúde dos animais a Drª. Ellie Sattler é a veterinária contratada do parque. Em caso de estresse, estado de coma entre outros problemas de saúde você usa os rangers do parque para que com o helicóptero possam administrar doses de tranquilizante, vacinas etc.
Agora que já temos os animais está na hora de mostrá-los ao publico, com a ajuda da Relações Públicas do parque, Jane Powers, que nos fala sobre as exigências e opiniões dos visitantes sobre as condições e atrações do parque.
Existem várias formas de mostrar os animais aos visitantes, entre essa formas se destacam:
Viewing Plataforms: em uma tradução livre, seriam Plataformas de Visão, ou de Observação ou seja, torres altas de onde pode-se ver os dinossauros do alto e com segurança.
Viewing Vents: são "janelas" ou espaços mais abertos nas cercas que possuem uma escada por onde o visitante sobe e olha os animais. A vantagem é que permite uma apreciação melhor ao visitante pois o animal fica a uma distância menor.
Além destes existem safaris com os carros, Ford Explorers, que circulam dentro dos perímetros onde animais vivem, dando ao visitante uma boa vista dos bichos. Os balões também são bons, sobrevoam trechos do parque, o que dá vista panorâmica, mas pode optar por outras formas de visualização.
Porém administrar o parque não é apenas criar os dinos e mostrá-los ao público, devemos nos lembrar que os visitantes são pessoas comuns, que sentem fome e precisam de um local de alimentação, por isto você deve criar no parque as lanchonetes. Também sentem necessidades fisiológicas, para isto deverá construir banheiros e por fim deve construir os abrigos para que se protejam em caso de tempestades, furações ou mesmo fuga de animais.
Spino versus T.rex: quando dois titãs fogem, o bicho pega!
© Blue Tongue/Universal Vivendi
No jogo ainda é possível controlar e dirigir os veículos do parque, sendo para tirar fotos, eliminar dinossauros encrenqueiros, sedá-los e vaciná-los ou transportá-los de uma área até outra.
Ainda existem as adversidades naturais, do clima, como tempestades, secas e até os furacões, que geralmente causam muito estrago no parque.
Dinossauros do Game: são várias as espécies de dinossauros do game, por isso fiz uma postagem específica para listar cada um deles. Acesse esta postagem clicando aqui.

Nota sobre o jogo: é uma boa escolha para os fãs da série Jurassic Park, mesmo sendo um jogo que não ofereça muitas opções de jogabilidade e que não tenha duração longa, isto é, um tanto repetitivo.
Observação Importante 1: O game foi distribuído em duas plataformas, Playstation 2 e para PC (computador). A primeira versão não permite modificações, ou seja, tem algumas limitações. A versão para PC é melhor pois permite a modificação do game, ou seja, pode-se utilizar de outros meios de mudar o jogo além dos tradicionais códigos/trapaças. O jogo para PC permite que altere a cor de dinossauros, libere todos os sítios de escavações e consequentemente permite criar todas as espécies disponíveis. Além disto é possível criar novas espécies a partir das modificações, que são denominadas MODS, que é como são conhecidas estas alterações no universo dos games.
Observação Importante 2: Os MODs são muito legais e tornam o game mais variado, mas asseguro que dependendo da configuração do computador e do MOD utilizado o jogo pode desenvolver falhas, apresentando erros e incapacitando o uso do mesmo. Então estejam certos de que usar um MOD pode ser bom, não trazer nenhum problema, como pode danificar o game, exigindo a desinstalação do mesmo, necessitando de nova instalação para funcionar normalmente. Alguns erros são comuns, como o Erro SimJP que até hoje não sei como corrigir. Muitos jogadores entram em contato perguntando como resolver o problema e não posso ajudar. Por isso usem os MODs, tanto os postados aqui no blog quanto encontrados em outros sites, por sua própria conta em risco.
Contaremos com a parceria de Renato Ferreira, um dos maiores fãs brasileiros deste jogo e também criador de MODs, para a criação de algumas postagens.
Para começar, abaixo estou disponibilizando o jogo completo, dividido em partes. Para jogar, você deve baixar todas e só depois que reunir todas as partes em uma pasta, deve extrair o jogo e instalar. O arquivo contém a imagem do CD do game, o programa necessário para instalar (Daemon Tools), o crack do game e instruções de instalação.

JPOG: Capa do CD-Rom para PC
© Blue Tongue/Universal Vivendihttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiphvvlKbsClCleOflVtaBrv8Amme0Iqw6PRaaMjeRYuzGVPBGKdQ7SvA4S0N2ZNWjiTIKuTPOJdzte5xUPndtCKz6v9kDGtgGUBI6v21U8cko_UrgmG4qBSj0tp8h4SB_6NlSTLdcTNNA_/s320/Jpog+raptors.jpg

Senha para baixar: www.ikessauro.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário